Lula critica privatizações da Eletrobras e BR

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - © Frame Canal GOV
Presidente questiona ganhos do Brasil com a venda da BR Distribuidora, Liquigás e Eletrobras durante cerimônia no Mato Grosso do Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta quinta-feira, os processos de privatizações realizados no Brasil, com destaque para a BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras responsável pela distribuição de combustíveis, além da Liquigás e da Eletrobras, atual Axia Energia. As declarações foram feitas durante a cerimônia de retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Mato Grosso do Sul.
O tema das privatizações tem sido recorrente no discurso de integrantes do governo, especialmente diante do acirramento do conflito no Oriente Médio e seus reflexos nos preços dos derivados de petróleo. Lula questionou os benefícios dessas vendas para a população brasileira, adotando um tom crítico em relação às gestões anteriores. Sobre a BR Distribuidora, Lula foi direto ao questionar os ganhos do país com a operação. "Eu quero que apareça um gênio para explicar ao mais humilde dos brasileiros o que o Brasil ganhou com a privatização da BR Distribuidora.
O que o Brasil ganhou quando venderam a Liquigás. Foi uma empresa que eu tinha comprado para que a Petrobras participasse da regulação do preço de gás de cozinha, que sai a menos de R$ 40 e chega para o povo a R$ 170, R$ 160", declarou o presidente. Por contrato, a Petrobras está impedida de concorrer com a Vibra, antiga BR Distribuidora, até 2029. Apesar das críticas, o governo tem reiterado o respeito à cláusula contratual.
Em março, o ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, havia reconhecido a possibilidade de retomada da atuação estatal no setor de distribuição de combustíveis, embora as discussões ainda sejam consideradas preliminares. Lula também direcionou críticas ao processo de privatização da Eletrobras, hoje denominada Axia Energia, questionando os benefícios concretos para o país. "Eu gostaria que alguém me explicasse por que privatizar a Eletrobras. Qual foi o ganho do Brasil? O que é que o povo brasileiro ganhou? A qualidade da energia melhorou? Muita gente travestida de investidor, de gestor, na verdade, é um vendedor de coisas públicas a preço de bananas", afirmou. A UFN-III integra o Novo PAC e receberá investimentos superiores a R$ 5 bilhões para sua conclusão, conforme informações do Palácio do Planalto. Na ocasião, Lula reforçou ainda o argumento de que a Petrobras não é apenas uma empresa de petróleo, destacando o papel que considera "fundamental" da estatal na transição energética do país.