Brasil tem "bônus de Itaipu" de R$ 767,2 milhões em conta de luz de agosto

Foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil
Bônus de Itaipu de R$767,2 mi deve gerar crédito de R$9,16 nas faturas de agosto para consumidores residenciais e rurais
As contas de energia elétrica dos brasileiros devem ter um alívio em agosto com o chamado "bônus de Itaipu", no valor total de R$767,2 milhões. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira, 25 de junho. A homologação dos valores está prevista para a reunião de diretoria da Aneel na próxima terça-feira. Segundo os cálculos da Aneel, unidades residenciais com consumo médio mensal de 116 kWh — valor próximo ao da média dos beneficiários — receberiam um crédito aproximado de R$9,16 em suas faturas.
O bônus de Itaipu é um repasse anual distribuído a milhões de consumidores residenciais e rurais. Ele é calculado com base no saldo registrado na conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional no ano anterior. O resultado da conta de Itaipu referente ao exercício de 2025 atingiu R$1,29 bilhão. Para a distribuição do crédito aos consumidores, R$524,4 milhões foram deduzidos do montante total para a constituição de reserva técnica financeira para 2026. Esse mecanismo foi criado para mitigar impactos associados a variações de fluxo de caixa e da tarifa da usina. A Aneel não indicou imediatamente qual seria o impacto exato na conta de luz de cada consumidor. A confirmação dos valores depende da reunião de diretoria prevista para a próxima semana, conforme a pauta divulgada nesta quinta-feira.