Globo retomará novelas na faixa das onze em 2027

Foto: rede globo rg/ Instagram
Emissora planeja exibir folhetim inédito entre abril e julho de 2027, segundo o diretor-geral Amauri Soares
A Globo tomou a decisão de retomar a produção de novelas na faixa das onze. A expectativa da emissora é exibir, pelo menos entre abril e julho de 2027, um folhetim inédito nesse horário, que ficou sem produções originais por anos. Segundo informações do portal Notícias da TV, a iniciativa foi desenvolvida por Amauri Soares, diretor-geral da emissora carioca e dos Estúdios Globo.
O plano prevê uma trama no primeiro semestre de 2027 e um reality show musical no segundo semestre, embora Soares não descarte a possibilidade de um folhetim ocupar também esse segundo período. A retomada da faixa das onze ganhou impulso com o sucesso de "Guerreiros do Sol" (2025), produção originalmente criada para o Globoplay que foi exibida na TV aberta entre abril e junho deste ano, encerrando sua transmissão no dia 17 de junho com bons números no Ibope. O desempenho positivo da série reforçou a confiança da Globo no horário.
Vale lembrar que o retorno de folhetins mais ousados e inéditos nesse horário já havia ocorrido anteriormente. Em 2011, a Globo retomou a faixa com o remake de "O Astro", e em 2017 o formato foi rebatizado de superséries, com a exibição de "Os Dias Eram Assim". Esse ciclo se encerrou em 2018, com "Onde Nascem os Fortes", deixando o horário sem novidades originais por quase uma década. Com a nova estratégia, a Globo aposta novamente na faixa das onze como espaço para narrativas diferenciadas, buscando reconquistar o público que acompanhava o horário nos anos anteriores.