ANP garante mercado de combustíveis abastecido e descarta desabastecimento

Foto: Divulgação
Diretor-geral da ANP, Artur Watt, afirma que produção nacional e importações atendem à demanda e descarta risco de desabastecimento
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Artur Watt, reafirmou nesta quarta-feira, 24, que a agência segue monitorando o abastecimento de combustíveis no país. Segundo ele, no curto e médio prazos, o mercado está devidamente suprido, mesmo diante das turbulências no cenário global provocadas pelo conflito entre Estados Unidos e Irã. Watt destacou que a produção nacional, somada à previsão de importações, é suficiente para atender à demanda atual. "Não há, portanto, qualquer risco de desabastecimento", afirmou o diretor-geral da ANP.
Sobre a possibilidade de redução no preço do barril do tipo Brent e seus reflexos nos derivados e no mercado de combustíveis, Watt indicou que já se observa uma tendência gradual de estabilização, conforme novas importações são realizadas. "É uma coisa paulatina, mas já começamos a observar à medida que vão acontecer as importações", disse a jornalistas durante o evento Energy Summit, no Rio de Janeiro. Quanto ao retorno aos níveis de preços registrados antes do conflito geopolítico, o diretor-geral da ANP reconheceu que ainda há distância em relação àquele patamar.
Ele confirmou que os pagamentos da subvenção seguem sendo realizados, mas preferiu não comentar sobre eventual prorrogação do benefício. O Ministério da Fazenda tem sinalizado que a tendência é pelo encerramento dos subsídios aos combustíveis. A subvenção ao diesel passou por diversas etapas, cabendo à ANP a apuração dos valores devidos e os pagamentos aos produtores e importadores habilitados.